ASSESSORIA PARA CIDADANIA ITALIANA?

Um tema de grande importância para quem busca a cidadania italiana é saber acerca da assessoria. Preciso contratar uma? Como buscar? Em qual informação acreditar mediante tantas opções?

Além da quantidade de assessorias, que são incontáveis, existe uma gama enorme de grupos e profiles nas redes sociais que ensinam a fazer o processo sem assessoria, e por esta razão é muito importante estabelecer alguns filtros para obter informações válidas, pertinentes e específicas para a sua situação. Ou ao menos um mínimo úteis, pois nestes grupos existem muitas informações erradas e informações mal dadas. Isso pode ser bem perigoso.

Por exemplo, por mais que se escute falar que basta buscar todas as certidões, apostilar, emitir a Certidão Negativa de Naturalização e fazer o pedido de cidadania, existe um mundo e um abismo colossal sobre todos os problemas que poderão aparecer e, neste caso, o seu conhecimento e esforços deverão ser tão grandes ao ponto de suprir a existência da assessoria.

Por um outro lado, pode ocorrer de tudo estar completamente certo nos seus documentos e tudo isso se dar de forma automática e singela, mas acho que, dependendo do seu interesse em obter a cidadania europeia, não vale a pena arriscar. Quando se lida com documentos e requisitos legais, sempre acredito que os procedimentos devem se dar da forma mais segura.

Temos muito mais conhecimento de pessoas que fizeram a cidadania sozinhas, obtendo o indeferimento após longa espera na fila consular (algumas por mais de 10 anos), do que aquelas que obtiveram êxito em fazer sozinhas. Mas sim, existem aquelas que conseguiram fazer sozinhas.

Acredito que os elementos subjetivos de cada um também sejam um ponto de grande influência para a tomada de decisão por uma contratação profissional. Há uma óbvia grande diferença entre um jovem solteiro de 22 anos de idade que vai passar na Itália e um casal com dois filhos menores que decide ir morar em um novo país.

De qualquer forma, é muito importante saber que não é obrigatório, de forma alguma, a contratação de uma assessoria para fazer a sua cidadania italiana. No caso de optar por esta via, pense que deverá estudar muito, e além disso, em hipótese alguma deixe de mostrar os documentos para o funcionário da repartição italiana que irá analisar a sua cidadania.

ELENCO PONTOS POSITIVOS DE SE BUSCAR UMA ASSESSORIA PARA REQUERER A CIDADANIA ITALIANA

Como fatores positivos que contribuirão para um maior êxito no pedido e no deferimento da cidadania através de uma assessoria temos:

– Segurança;

– A análise dos documentos para impedir o indeferimento posterior, com base na legislação italiana;

– Agilidade no processo;

– Costume do profissional de enfrentamento da burocracia brasileira e italiana;

– Diminuição da possibilidade de ocorrência de surpresas indevidas,

– Emissão de documentos na forma correta;

– Indicações de tradutores e emissários de trabalho competente e garantido, e decorrente de períodos de relação de trabalho, que podem trazer qualidade e economia ao serviço;

– No caso de assessoria possuir dentre seus profissionais um advogado italiano, existe a possibilidade de notificação ao consulado para a análise rápida da cidadania do requerente, e se não for atendida, pode-se propor, consecutivamente, um processo judicial;

– No caso de cidadania de quem vai morar na Itália e que poderá ser feito o pedido na própria Itália, o fato de o assessor possuir todas as facilidades para a locação de imóvel, conhecimento do procedimento no comune, nos locais em que é necessário extrair negativas e demais documentos.

– Por fim, a comodidade.

OS PONTOS NEGATIVOS DE SE BUSCAR UMA ASSESSORIA PARA REQUERER A CIDADANIA ITALIANA

Acredito que podem haver apenas dois pontos negativos na contratação de uma assessoria, sendo um objetivo e outro subjetivo:

– Um seria o fato que o processo vai ser mais caro do que sem contratar a assessoria, claro.

– E o outro, seria a possibilidade de haver a contratação de um profissional errado.

Por esta razão, acho muito importante elencar algumas dicas bem importantes para a escolha de uma boa assessoria.

Tais elementos são baseados não somente na experiência profissional, mas também em experiência pessoal. Antes de trabalhar na área do Direito Internacional, precisei ir à “campo” para descobrir como fazer a minha cidadania, isso ainda na década retrasada. Acredite, na época me deparei com profissionais que, apenas para olhar meus documentos e me instruir sobre o que deveria que ser feito, cobrariam três mil reais, sendo que a nossa moeda valia muito mais.

Foi muito bacana que posteriormente conheci uma profissional que fez a minha cidadania com muito conhecimento e propriedade, sendo uma advogada italiana.

Depois de toda a experiência pessoal, passamos a tomar conhecimento de coisas inacreditáveis que já aconteceram com clientes, tanto aqueles que caíram em muitas armadilhas de grupos de de internet, como aqueles que contrataram uma determinada pesquisa, pagaram, e nunca mais conseguiram contato com o profissional.

Outros, chegaram ao ponto de pagar por análises e buscas de seus documentos e, ao final, receberam apenas um comprovante com anotações de procura e cartórios. Poderia contar centenas de situações de cidadania frustradas, inclusive também para aqueles que tentaram sozinhos.

Por isso, é muito importante fugir das armadilhas da internet e buscar contratar uma pessoa efetivamente qualificada.

Para isso, podemos listar algumas dicas bem interessantes.

DICAS PARA A CONTRATAÇÃO DE UMA ASSESSORIA, POR UM ASSESSOR

–  Procure contratar sempre um profissional cujo resultado do trabalho já se teve notícias.  Elenco esta como a primeira dica por achar que realmente é a mais importante, pois sempre vejo que a maior segurança continua sendo o “boca a boca”.

 Em não havendo nenhum profissional conhecido, e que saibas que tenha concluído a cidadania de alguém, pergunte para os amigos e conhecidos se sabem de alguém que fez a cidadania e com quem? Descubra o contato desta pessoa que contratou a assessoria e converse com ela.

– Não havendo a possibilidade de encontrar alguém conforme a opção acima, dê preferência para aquele profissional que tem seu trabalho reconhecido e uma reputação para zelar, como sendo aquele que já escreveu um livro, é conhecido na cidade, tem um site de consulta, escreve para um site importante, é vinculado a Câmera de Comércio Italiana, etc.

– Dê também preferência para aquele profissional que divide o trabalho em etapas, ou seja, jamais contrate o serviço num todo, pois pode ocorrer de você ficar sem a sua cidadania e ter que pagar um contrato. Sob outra perspectiva, busque sempre contratar por etapas, sempre seguindo a seguinte ordem: 1) Consulta; 2) Busca de documentos; 3) Análise após a busca; 4) Se for o caso retificar ou suprir (criar)os documentos e 5) O pedido da cidadania propriamente.

– Dê preferência também para alguém que esteja estabelecido em um endereço e evite sempre enviar dinheiro e contratar apenas com contato em internet.

– Duvide daquelas promessas de velocidade, principalmente se fores fazer a sua cidadania de forma administrativa;

– Evite sempre aquele profissional que de uma forma ou outra demonstra uma normalidade de enganar o governo, faça sempre questão de fazer pela forma correta e prescrita em Lei.

Lidar com os documentos dos seus ancestrais traz muitos elementos de satisfação, pois é o resgate da história da sua família e lhe traz uma percepção cultural muito gratificante e emocionante, é realmente uma experiência maravilhosa.

Mas se lembre que o reconhecimento da cidadania italiana dependerá não só de um simples pedido com um conjunto de certidões, mas de uma análise material, formal e legal, que geralmente é desconhecida para quem não é da área.

Existe muita picaretagem e atos ilícitos neste meio de cidadania, mas também existe muitas pessoas sérias que estão há muitos anos trabalhando com isso. Pesquise bem e vá atrás de dados concretos.

A boa assessoria é sempre uma boa ideia.

Author

  • Daniel Fonseca Dani

    Advogado Italiano, Português e Brasileiro, é especialista na área do direito Internacional e Migratório, com atuação continua em demandas de Cidadania Italiana. Hoje estabelecido na Itália e juntamente com sua equipe, atende demandas de cidadania italiana judicial, administrativa e consular. Também é especialista em Direito Processual Civil e Tributário. Whatsapp +39 328 665 28 55.

    View all posts