Muitos elementos são importantes na hora de escolher uma cidade para morar, ainda mais na Itália. Dentre tais elementos, podemos pensar primeiramente no clima, sabendo que quanto mais para o norte da Itália, mais frio iremos enfrentar. A receptividade das pessoas para alguns é um fator de grande importância também.
Para algumas pessoas, a arquitetura da cidade é um fator de grande importância. Acredito que me encontre dentre estas.
Além disso, existe o ecosistema do entorno da região que queremos morar, ou seja, se preferimos montanhas, praia, cidade grande, metrópole, ou mesmo um antigo Borgo.
Um outro elemento muito importante é a disponibilidade de trabalho, pois se sabe que na região norte existem muito mais possibilidades de trabalho. Claro que existirão variáveis quando a sua profissão e a possibilidade de exercê-la, em cada uma das regiões.
Considera-se também a qualidade e o custo de vida nas cidades e nas regiões, sendo que são notórias as diferenças entre diversas cidades e regiões. Por exemplo, o custo de vida em Bolzano será muito maior do que o custo de vida na cidade de Pescara, ao mesmo tempo que haverá uma qualidade de vida muito diferente.
É muito importante o planejamento, inclusive para a locação ou compra de um imóvel.
Para ajudar com tudo isso também existe disponível uma ferramenta que acho maravilhosa chamada QUALITÀ DELLA VITA do Jornal IL SOLE 24 ORE. Acesse neste LINK.
Esta pesquisa é supercompleta e considerada a melhor de todas e leva em conta elementos como riqueza e consumo, negócios e trabalho, demografia, sociedade e saúde, ambiente e serviços prestados, justiça e segurança e cultura e tempo livre.
As cidades são ranqueadas com pontuações que vão de 1000 a 0. São consideradas todas as diferenças que podem trazer diferenças indevidas aos índices e os mesmos são elaborados em bases aritméticas muito fidedignas.
Subdivisões de categorias são disponibilizadas também, como clima, ecosistema urbano, esportividade etc.
Muito interessante o ranking por ecosistema urbano, de forma que o mesmo se baseia em 18 parâmetros reagrupados em 5 áreas macro, como ar, água, coleta de lixo, mobilidade urbana e ambiente. Veja no LINK.
Pode-se também ver as variantes das cidades de acordo com o clima. No seguinte LINK.
No ranking Global em 2021 Trieste ficou em 1º lugar com 580,9 pontos. Depois, em 2º Lugar ficou Milão, com 580.6 pontos. Trento ficou com o terceiro lugar, somando o total de 564,6 pontos. Na sequencia:
1) Trieste, com 580,9;
2) Milão, com 580,6;
3) Trento, com 564,6;
4) Aosta, com 557,4;
5) Bolzano, com 554,6;
6) Bologna, com 549,7;
7) Pordenone, com 542,9;
8) Verona, com 540,7;
9) Udine, com 536,80;
10) Treviso, com 536,20, e assim, sucessivamente.
Também existe uma pesquisa realizada pela Comissão Europeia denominada de REPORT ON THE QUALITY OF LIFE. Na última pesquisa realizada ficaram cotadas Bologna, Palermo, Roma, Turin e Verona.
Além desta ferramenta, também existe a QUALITÀ DELLA VITA do Jornal ITÁLIAOGGI7. Acesse neste LINK.
Todas as ferramentas analisam elementos importantes que indicam a qualidade de vida, e com base nisso rankeiam as cidades e divulgam anualmente as vencedoras. É muito bacana.
Você também pode acompanhar a interessante e constante aventura da PRISCILLA GUERRA, no Canal chamado COISAS QUE EU SEI. (Acesse neste link). Com alguns anos de vivência na Itália, ela e o querido companheiro Cristian visitam muitas cidades e passam dicas muito bacanas. Vale a pena dedicar algumas horas para conhecer a Itália pelo Canal deles. Além disso, são pessoas muito queridas e disponibilizam também assessorias e cursos para quem pretende realizar a mudança para o país da bota.
Existem muitas ferramentas e formas de se programar para obter o maior êxito possível.
Realmente são diversos elementos para se levar em conta, até porque para cada pessoa determinados fatores são mais importantes do que outros.
Por exemplo, o pessoal da Toscana é muito mais caloroso do que o pessoal da região Trentina. Da mesma forma, o pessoal de Nápoles é ainda mais caloroso. Quais são as suas necessidades? O que mais lhe move?
Agora, com todas estas ferramentas, fica muito fácil saber sobre as cidades com melhor qualidade de vida na Itália.
Este artigo estará em constante atualização.